06 fevereiro 2009

Trabalhando com Talentos

Neste últimos tempos tenho lido alguns artigos em revistas (Você S.A., Harvard Business Review) sobre como atrair e manter talentos.

Claro, os artigos são muito interessantes, escritos por pessoas bastante respeitáveis na área. Entretanto, muitas vezes me parece que todos têm um certo receio em resumir o que é bem claro: a maioria das empresas simplesmente não dão a devida atenção aos seus talentos!

Criando seus próprios talentos


Pouca gente concordaria comigo ao dizer que todos possuem um certo talento. Em maior ou menor escala, mas todos o têm.

Só que, para que cada um consiga demonstrar pelo menos uma parte de seu potencial, muita água precisa passar por baixo da ponte.

Uma das coisas que têm funcionado bastante bem é gostar de cuidar do seu pessoal. Na posição de ScrumMaster, atuar como facilitador realmente ajuda a desenvolver o potencial dos membros do time. Não é um trabalho fácil, porque você deve entender as nuances de cada um dos membros do time, medir o potencial de cada um e tentar alavancar isso. E claro, perceber que subestimou o potencial de todos eles.

Facilitar não significa somente dar boas idéias às pessoas -- é muito mais que isso, é realmente querer cuidar de cada um deles. É entender, conhecer e querer trabalhar os pontos fortes e fracos de cada um dos membros do time.

O papel da empresa


Infelizmente, nem todas as empresas têm essa filosofia. Talentos fazem a diferença, mas geralmente o lucro fala mais alto.

E é o diferencial que fazem com que empresas como Toyota, Pixar, tenham êxito naquilo que fazem. Porque sabem permitir que o "funcionário" desenvolva o seu potencial. E sabem da importância de estarem comprometidos com o crescimento de cada uma das pessoas que lá trabalham. E sabem que, nos piores momentos, são as pessoas que farão o diferencial para que a empresa se sobressaia.

Nem sempre um bom salário é o suficiente. Para quem já experimentou se sentir notado por alguém que realmente se importa com seu desenvolvimento, a possibilidade de crescimento, um bom ambiente e pessoas que encorajam mesmo nos piores momentos podem falar mais alto.

2 comentários:

Unknown disse...

Ed vc precisa atualizar esse blog,venho aqui aprender e cadê coisas novas ? ^^


Beijos

V. disse...

Edmilson!!
Gostei do seu blog e gostaria de aprender mais sobre Scrum!
pode me passar seu contato?