31 outubro 2008

Aparando arestas

Quando aplicamos Scrum em uma empresa, sempre tomamos o cuidado de inserir na cultura dela a importância de se adaptar e melhorar. Contudo, existem situações que podem atrapalhar e muito o fluxo dentro de uma empresa. Uma delas é quando existem rixas entre diferentes equipes.

Infelizmente é uma situação bastante comum em empresas que mantém "silos", principalmente quando promovem a competição entre eles.

E claro, isso acaba com o comprometimento entre as equipes, conseqüentemente eliminando qualquer tipo de colaboração que deveria haver. A empresa deixa de ser um "todo".

Mas o que pode ser feito para acabar com isso?

  • Eliminar os silos. E somente a direção da empresa tem o poder de fazer isso. Desta forma deixam de existir a "equipe de analistas", a "equipe de testes", "equipe de arquitetos", e assim por diante.
  • Criar equipes multi-funcionais. Em uma equipe entre 7 a 9 pessoas é possível ter um arquiteto, um analista, alguns desenvolvedores, um testador, etc.
  • Se mesmo assim ainda houver equipes com problemas de relacionamento entre elas, faça com que trabalhem juntas. Para se resolver um problema, o primeiro passo é encará-lo como tal e a partir daí encontrar a raiz dele.
  • E claro, mantenha sempre a visão do produto bem clara e aparente. Nunca confie em subjetividades.

Claro, isto não é um estudo aprofundado sobre a natureza humana e muito menos um guia para resolver este tipo de problema. Mas serve como ponto de partida para resolver este tipo de problema que atrapalha e muito qualquer tipo de empresa.

Nenhum comentário: