24 abril 2008

Scrum nosso de cada dia

"Apofenia" é um termo utilizado para descrever o fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados desconexos.

Mas o que isso tem a ver com metodologias Ágeis? Como suas práticas são empíricas, diversas destas práticas são utilizadas por nós no dia a dia. E quem utiliza metodologias Ágeis no dia-a-dia, passa a notar que não somente em gerenciamento de projetos suas práticas são utilizadas. Na verdade, metodologias Ágeis foram inspiradas na forma como lidamos com os problemas do cotidiano para nos disciplinarmos no desenvolvimento de software. Quer um exemplo?

Um outro dia cheguei um pouco mais cedo em casa e decidi fazer uma visita a um primo meu, dentista, cujo consultório fica próximo de minha casa.

Quando cheguei, sua ajudante estava de saída, pois o último cliente chegaria somente depois. Assim, ficamos conversando durante um tempo até que o paciente chegasse. Decidi ficar mais um pouco enquanto ele atendia o paciente, embora o máximo que ajuda que eu pudesse fornecer fosse contar piadas enquanto o paciente estivesse com a boca aberta (já repararam que os dentistas escolhem justo essa hora para conversar ou contar uma piada?). E foi aí que percebi que meu primo utiliza práticas de Scrum em sua profissão também!

Antes do paciente chegar, meu primo reviu o histórico e separou todo o material para fazer uma restauração. Depois de acomodado na cadeira, meu primo dá uma olhada na boca na boca do paciente (deve haver um termo específico para isso) e nota que um dos dentes apresentava cáries. Mudança nos planos:

- Hmmm, só porque peguei o equipo para restauração, vamos ter que mexer nesse outro dente

Para quem ainda não notou os padrões, explico: o paciente apresentou um item de maior importância, o que fez com que a meta da iteração (a consulta) fosse diferente da que ele havia planejado previamente. Ao final, mostrou o que foi feito ao paciente e os cuidados que o mesmo deveria tomar, marcando a próxima iteração, digo, consulta.

E claro, não somente em outras profissões, mas em nossas vidas como um todo somos obrigados a mudar nosso planejamento por conta de algum imprevisto. E imprevistos sempre ocorrem. Afinal, já tivemos que mudar o roteiro de casa para o trabalho ou do trabalho para casa por conta do trânsito, ou postergar a aquisição de um bem porque alguém em casa usou muito o telefone ou aprendeu a cantar ópera no chuveiro. Quem já não teve que encarar e aceitar alterações e reagir de acordo, planejar o que é possível fazer em um curto período de tempo, ou parou para pensar nas lições que aprendeu depois da ocorrência de um fato? Este texto mesmo sofreu diversas modificações até chegar a este ponto.

Bem, se isto é comum às metodologias Ágeis, por que o título refere-se a Scrum?

Porque Scrum é a metodologia (ok, framework) que mais se assemelha ao nosso comportamento natural. Isso porque em Scrum, a engenharia (o "como fazer") é uma implementação que pode ser decidida caso a caso. E por ser uma framework, algumas de suas práticas podem não ser utilizadas em determinadas situações. Mas a essência permanece a mesma: visão, processo iterativo, adaptabilidade e interação/cooperação.

Alguém mais enxerga outros padrões por aí?

Nenhum comentário: